PIMENTEL,
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE.
Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?. REVISTA
EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E
INTERCULTURAIS, v. 18, p. 7-16, 2018.
FERREIRA,
JOSÉ RICARDO LOPES ; PIMENTEL, FERNANDO SILVIO
CAVALCANTE . E-Sports na escola: desafios e possibilidade para
a Educação Física na cultura digital. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E
PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 18, p. 61-70, 2018.
VALE,
H. C. P. ; MERCADO, L. P. L. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante . Condições de Acesso a
Informação no Contexto do Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta
do Brasil. Revista Docência e Cibercultura - ReDoC, v. 2, p. 39-68, 2018.
PIMENTEL,
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE;
NASCIMENTO, ANTONIA EUNICE DE JESUS DO . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS
TIC NOS ANOS INICIAIS. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 10, p. 155-173, 2018.
PIMENTEL,
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE;
SANTOS, FÁTIMA JORGELINA DE OLIVEIRA . O DESENVOLVIMENTO TEMÁTICO DA PRODUÇÃO
CIENTÍFICA NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFAL. DEBATES EM
EDUCAÇÃO, v. 9, p. 19-33, 2017.
PIMENTEL,
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE;
FEITOZA, MARIA JANAÍNA DOS SANTOS . O uso da tecnologia móvel (celular) no
contexto educacional. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS
EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 17, p. 129-139, 2017.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante;
RUFINO, D. R. F. ; CRUZ, W. S. . O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC) na prática do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. REVISTA
EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E
INTERCULTURAIS, v. 17, p. 224-237, 2017.
MERCADO,
L. P. L. ; SILVA, G. B. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante ; SA, E. M. O. ; MILITO,
C. M. ; ZANCAN, C. . PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO
ONLINE: AVALIAÇÃO DOS MÓDULOS DO CURSO ONLINE CAPACITAÇÃO DE EMPRESÁRIOS E DOS
ATORES DO SISTEMA ALAGOANO DE INOVAÇÃO. Boletim Técnico do SENAC, v. 42, p.
98-117, 2016.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante; OLIVEIRA,
F. M. C. R. . OBSERVAÇÕES DA INTERFERÊNCIA DO FACEBOOK NA
APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas
Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 15, p. 210-228, 2015.
FREITAS,
M. A. S. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante . A LINGUAGEM
HIPERTEXTUAL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD. Artefactum (Rio
de Janeiro), v. 1, p. 1-11, 2015.
PIMENTEL,
E. C. ; VASCONCELOS, M. V. L. ; RODARTE, R. S. ; PEDROSA, C. M. S. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante . Ensino e Aprendizagem
em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde. Revista Brasileira de
Educação Médica (Online), v. 39, p. 1-10, 2015.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante;
COSTA, A. ; Sadoyama, A. . Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação em Educação. Revista EDaPECI: Educação a Distância e
Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 15, p. 236-241, 2015.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante.
Um percurso metodológico de inserção no mundo das crianças da cultura digital.
Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e
Interculturais, v. 15, p. 290-306, 2015.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante; COSTA,
C. J. S. A. . Análise de descritores comuns no material
didático para a EAD: os materiais impressos do curso de Pedagogia da UAB.
Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e
Interculturais, v. 14, p. 561-576, 2014.
OLIVEIRA, A. S. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante ; MERCADO,
L. P. L. ; CAMPOS, T. . MUNDOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E
POSSIBILIDADES. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 227-240,
2013.
MERCADO,
L. P. L. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante ; Ibsen
Mateus Bittencourt ; ARAUJO, M. S. ; PINTO,
A. C. . INDICADORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: IMPACTOS ACADÊMICOS, PEDAGÓGICOS E
SÓCIO-ECONÔMICOS. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas
Comunicacionais e Interculturais, v. 11, p. 1-20, 2012.
OLIVEIRA,
C. A. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante ; MERCADO,
L. P. L. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA E REDES
SOCIAIS: O FACEBOOK NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista EDaPECI: Educação a
Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 7, p.
1-12, 2011.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante; SILVA,
I. P. ; NAUBER, C. ; MERCADO,
L. P. L. . MICROBLOGS E SEU POTENCIAL DE USO NA EDUCAÇÃO.
Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e
Interculturais, v. 6, p. 73-84, 2011.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante.
Interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista EDaPECI: Educação a
Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 5, p.
28-44, 2010.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante; SILVA,
I. ; SANTOS,
C. N. ; MERCADO, L. P. L. . MICROBLOGS E SEU POTENCIAL DE
USO EM EDUCAÇÃO. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas
Comunicacionais e Interculturais, v. 6, p. 73-84, 2010.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante. A
Formação do Tutor Online. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas
Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 1, p. 54-65, 2009.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante; AURELIANO,
João ; BARROS,
R. A. . ESTUDO DE CASO: CRIAÇÃO DE CURSOS NA PLATAFORMA MOODLE
EM OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Publicar, v. 2, p. 37-44, 2009.
AURELIANO,
João ; BARROS,
R. A. ; PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante ; SILVA,
T. T. . APRENDIZ ONLINE: ambiente telemático de aprendizagem
cooperativa. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas
Comunicacionais e Interculturais, v. 3, p. 17-29, 2009.
PIMENTEL,
Fernando Silvio Cavalcante.
Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da
utilização de webquest e webfólio na formação continuada de professores. Tecer
Conhecimento, v. 1, p. 55-63, 2007.
TCC 1
PIMENTEL, F.S.C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: UCB. 9p. (especialização em Docência do Ensino Superior) – Universidade Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Coordenação de Ensino a Distância. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf. Acesso: 23 de setembro de 2010.
TCC 2
PIMENTEL, F.S.C. O papel da interação entre pares simétricos na construção de mapas conceituais. Rio de Janeiro: PUC-RJ. 33p. (especialização em Tecnologias em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenação Central de Educação a Distância. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/tcc-especializacao-tecnologias-em-educacao-doc-a90913.html. Acesso: 23 de setembro de 2010.